SENAR/AP Cultivando o Conhecimento

Em Mazagão Velho, iniciativa do Senar/AP realiza mais de mil atendimentos aos moradores da região

Em Mazagão Velho, iniciativa do Senar/AP realiza mais de mil atendimentos aos moradores da região

Com a ajuda dos parceiros, os serviços foram realizados em dois locais simultaneamente, na unidade básica de saúde e na sede da Associação dos Produtores, Produtoras Rurais Agroextrativistas do Distrito de Mazagão Velho

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O distrito de Mazagão Velho, localizado no município de Mazagão, no interior do Estado do Amapá, foi o primeiro de 2019 a receber o programa especial Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar/AP – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O evento foi realizado nesse sábado (27) e encerrou com 1.143 atendimentos de saúde, educação, emissão de documentos, corte de cabelo e palestras.

A ação aconteceu em dois locais simultaneamente, na unidade básica de saúde e na sede da Associação dos Produtores, Produtoras Rurais Agroextrativistas do Distrito de Mazagão Velho (APAD – MZV). Durante a mesa de abertura do evento, o presidente e o superintendente do Senar/AP, Iraçu Colares e Francisco Rocha, respectivamente, agradeceram a participação das entidades colaboradoras, assim como a presença maciça da população que procurou os serviços durante todo o dia.

Bernardo Espíndola, representante da APAD e da prefeitura de Mazagão, declarou que a ação tem um papel fundamental para a comunidade, pois possibilita que os moradores recebam vários tipos de atendimentos perto de suas casas, de forma gratuita e sem precisar se deslocar, garantindo a maior efetividade na entrega dos serviços.

Com a parceria da Prefeitura de Mazagão foram oferecidos atendimentos com clínico geral, psicólogo, nutricionista e odontólogo, além da aplicação de vários tipos de vacina; exames de PSA e PCCU e testes rápidos de glicemia, PA, HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

Técnicos do Centro de Referência e Atendimento à mulher (CRAM), de Mazagão, palestraram sobre violência doméstica e suicídio. A Polícia Técnica-Científica (Politec) e Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap), fizeram a emissão de documentos de identidade e declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), nessa ordem. Outra atividade oferecida pelos Senar/AP foi o corte de cabelo para adultos e crianças.

Entraram como parceiros da atividade a Prefeitura de Mazagão; APAD – MZV; Conselho Tutelar; Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR; Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo – SETE; Secretaria de Inclusão e Mobilização Social – SIMS; RURAP e POLITEC.

A próxima ação do programa está agendada para acontecer no dia 25 de maio, no município de Itaubal do Piririm.

Pesquisa de Saúde Rural 2019

Coordenado pela Assessora Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sandra Bezerra, a pesquisa “Senar de Saúde Rural”, ano 2019, participou da ação em Mazagão Velho por meio de entrevistas com os homens e mulheres do campo, com o objetivo de diagnosticar o comportamento da saúde dos produtores rurais da comunidade.
A pesquisa, inédita no meio rural, foca nas doenças que os moradores dessas áreas estão mais expostos, servindo, desta forma, para atualizar os dados ao Ministério da Saúde, com vistas no direcionamento de ações mais efetivas para atender melhor o homem do campo.

Macapá, 29 de abril de 2019

Daniel Alves

Assessor de Comunicação da FAEAP/SENAR-AP

www.senar-ap.org.br

E-mail: daniel.alves@senar-ap.org.br

Telefones: (96) 3242-1049 /1055/2595/2580

E-mail: senar-ap@senar-ap.org.br

Instagram: @sistemafaeapsenarap

facebook.com/faeapsenarap

Twitter: @AmapaSenar

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Em Mazagão Velho, iniciativa do Senar/AP realiza mais de mil atendimentos aos moradores da região

Enviando Comentário Fechar :/