
Com a assinatura do termo de parceria, serão formadas dois grupos com 25 participantes cada, totalizando 50 propriedades rurais atendidas. O foco será na cadeia produtiva da banana, buscando alavancar essa produção que é presente em grande escala no município, devido ao trabalho dos produtores rurais da região.
Na última terça-feira (22), os representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amapá (Senar/AP) e Sindicato Rural de Pedra Branca do Amapari, estiveram reunidos na sede da prefeitura do município com a prefeita Beth Pelaes, tratando sobre a implantação do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. Com previsão de atender 50 produtores rurais.
A solicitação para o encontro partiu do representante do Sindical Rural de Pedra Branca, Francisco Ferreira do Carmo, que nos últimos dias assumiu a titularidade da secretaria de agricultura do município. Foi a partir dessa articulação que a equipe da Faeap/Senar-AP apresentou a prefeita o funcionamento do programa, que hoje já atende 125 propriedades em quatro municípios do estado.
De acordo com o coordenador da ATeG/Senar-AP, Valdinei Gomes, a chefe do executivo municipal se mostrou muita interessada no programa, deste modo, a proposta é que seja firmado um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura, onde os seus próprios técnicos poderão atuar utilizando a metodologia da Assistência Técnica do Senar.
Com a assinatura do termo de parceria, serão formadas dois grupos com 25 participantes cada, totalizando 50 propriedades rurais atendidas. O foco será na cadeia produtiva da banana, buscando alavancar essa produção que é presente em grande escala no município, devido ao trabalho dos produtores rurais da região.
Foi acertado na reunião que a Prefeitura e o Sindicato rural ficarão responsáveis pelo levantamento e seleção dos produtores que integrarão o programa, depois a coordenação da ATeG/Senar-AP seguirá os outros passos da aplicação, com a reunião de sensibilização, formação dos técnicos na metodologia da ATeG, assinatura do termo de adesão, entrega do caderno do produtor e agendamento das visitas dos técnicos de campo.
Programa ATeG
O SENAR criou a Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial para auxiliar, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E. A produção assistida é realizada com grupos de produtores selecionados e desenvolvida por metas.
O programa tem como foco a implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social, e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica da família e da comunidade.
Deste modo, o programa busca capacitar o produtor rural para o empreendedorismo e a gestão do seu negócio, elevando a sua renda e produtividade, estabelecendo um novo perfil tecnológico, social e econômico a partir do planejamento estratégico para a sua propriedade. Na mesma seara o técnico de campo tem a possibilidade de um novo mercado de trabalho e formação continuada.
Macapá, 24 de maio de 2019
Daniel Alves
Assessor de Comunicação da FAEAP/SENAR-AP
www.senar-ap.org.br
E-mail: daniel.alves@senar-ap.org.br
Telefones: (96) 3242-1049 /1055/2595/2580
E-mail: senar-ap@senar-ap.org.br
Instagram: @sistemafaeapsenarap
facebook.com/faeapsenarap
Twitter: @AmapaSenar
Veja Também:
Artigos Relacionados




Olá, deixe seu comentário para Sistema FAEAP e Prefeitura de Pedra Branca articulam a instalação de duas turmas da ATeG no município