
Em maio, a Monsanto cancelou planos de lançar novas variedades de soja na Argentina e ameaçou retirar outras sementes que já são vendidas no país (Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP)
A Monsanto ainda não está pronta para vender novas variedades geneticamente modificadas de soja na Argentina. Segundo o diretor financeiro da empresa, Pierre Courduroux, a Monsanto e o governo argentino continuam os debates sobre uma nova lei para definir como os agricultores vão pagar os royalties pelo uso das sementes transgênicas.
Em maio, a Monsanto cancelou planos de lançar novas variedades de soja na Argentina e ameaçou retirar outras sementes que já são vendidas no país, após a administração do presidente Mauricio Macri, eleito em dezembro, questionar o modelo de cobrança de royalties adotado pela companhia.
"Antes de colocarmos um produto no mercado argentino, queremos ter um sistema que garanta o pagamento", disse Courduroux. Ele afirmou também que o governo está negociando de boa fé, mas que sua agenda e a das empresas de sementes são diferentes.
Um acordo temporário, anunciado em junho, manteve a comercialização no país de variedades transgênicas mais antigas da Monsanto. O Instituto Nacional de Sementes, uma agência do governo argentino, está supervisionando testes na soja entregue por produtores em terminais de grãos. Esses testes determinam se o grão contém os genes da Monsanto e ajudam a garantir o pagamento de royalties à companhia.
Veja Também:
Artigos Relacionados




Olá, deixe seu comentário para Monsanto não está pronta para vender novas variedades de soja na Argentina