SENAR/AP Cultivando o Conhecimento

Censo Agro chega a 7,1 mil locais visitados e atinge o dobro da expectativa no Amapá

Censo Agro chega a 7,1 mil locais visitados e atinge o dobro da expectativa no Amapá

Coleta iniciou há cinco meses e percorre os 16 municípios do estado. Recenseadores vão coletar dados sobre produção, tecnologias no campo, renda, entre outros indicadores.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Em campo há cinco meses, as equipes de recenseadores do Censo Agropecuário identificaram pouco mais de 7,1 mil estabelecimentos no Amapá, segundo atualização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita nesta terça-feira (6). A coleta de dados, que segue até o fim de março, revelou o dobro de locais mapeados para visitação no início do levantamento, que eram 3.555.

As equipes da Unidade do Amapá atuaram em todos os municípios do estado, além das cidades paraenses de Chaves e Afuá, cobertas em função da proximidade. O principal objetivo do Censo é fazer um panorama da atividade produtiva do pais, com visita em cada estabelecimento rural.

Informações sobre plantio, cultivo, uso de tecnologias, empregos, renda, faturamento e tamanho de propriedades foram levantadas, tanto na zona Rural, quanto na Urbana.

Os números dos quais o Instituto se baseou para informar sobre a situação de coleta são referentes aos obtidos no último Censo Agropecuário, em 2007. Ainda segundo, o IBGE, do total de locais visitados, mais de 5,7 mil nem se quer existiam na época do último levantamento.

O chefe da Unidade do IBGE no Amapá, Haroldo Canto, explicou que a previsão inicial de término era fevereiro, mas que problemas causados pela chuva atrasaram a coleta. "Sempre surgem alguns imprevistos naturais, como lama, atoleiro e locais onde o recenseador tem dificuldade em chegar", explicou.

Ao todo, a equipe de 26 profissionais, formada por convocados mediante processo seletivo, já visitou quase 9 mil locais. "Nunca tínhamos feito um censo tão longo, com cinco meses. Sem contar que tivemos uma estrutura menor que costumamos ter", comentou o chefe do IBGE.

A pesquisa é feita por meio de questionário dentro de um aplicativo desenvolvido para smartphones que são usados durante o censo. O recenseador também vai fazer fotos que ajudem a localizar a propriedade. As áreas também serão mapeadas via GPS.

Das 16 cidades do Amapá, somente Porto Grande e Ferreira Gomes identificaram menos de 100% dos estabelecimentos previstos no início da coleta. Itaubal e Pedra Branca superaram os 400%. Confira o levantamento dos municípios em relação à expectativa inicial. Os números são atualizados até esta terça-feira (6):

Pedra Branca do Amapari - 598,9%

Itaubal - 490,7%

Macapá - 350,2%

Vitória do Jari - 302,3%

Santana - 284,2%

Cutias - 280%

Serra do Navio - 251,1%

Mazagão - 226,4%

Oiapoque - 219,4%

Amapá - 184,1%

Laranjal do Jari - 125%

Calçoene - 117,9%

Tartarugalzinho - 122,9%

Pracuúba - 112,2%

Ferreira Gomes - 69,1%

Porto Grande - 68,3%

Fonte: G1 Amapá

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Censo Agro chega a 7,1 mil locais visitados e atinge o dobro da expectativa no Amapá

Enviando Comentário Fechar :/