SENAR/AP Cultivando o Conhecimento

Avião movido a energia solar conclui primeira etapa de volta ao mundo

Avião movido a energia solar conclui primeira etapa de volta ao mundo

Avião movido a energia solar tem autonomia de até cinco noites e cinco dias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O avião de propulsão solar "Solar Impulsione II", que decolou na manhã desta segunda-feira (9/3) de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, concluiu em Omã a primeira das 12 etapas em uma viagem ao redor do mundo que se prolongará durante cinco meses.

A página oficial do projeto Solar Impulsione informa que o avião comandado pelo piloto André Borschberg, que partiu do aeroporto de Al Batin às 7h12 locais (0h12 de Brasília), chegou a Mascate, capital de Omã, após 12 horas de voo.

A viagem do "Solar Impulsione II" ainda passará por mais 11 etapas para dar a volta ao mundo, isso sem utilizar uma gota sequer de combustível fóssil.

O objetivo dos responsáveis pela iniciativa é conscientizar a população e os governos sobre a importância de apostar nas energias renováveis em detrimento dos combustíveis tradicionais.

O avião tem enormes "asas" de 72 metros de comprimento (as de um Boeing 747 Jumbo medem 68,5 metros); e é coberto por uma fina camada de fibra de carbono que possui 17.248 células solares para dar autonomia por até cinco noites e cinco dias.

A velocidade máxima em que o avião poderá navegar será de 90km/h ao nível do mar e de 140km/h na altitude máxima, 8.500 metros.

A cabine tem 3,8 metros quadrados, suficientes para armazenar o oxigênio, a comida, a água, o paraquedas e o resto do equipamento necessário para o piloto, e tem um assento ergonômico reclinável para que o ocupante possa se sentar, esticar e até fazer exercícios.

Este é o segundo protótipo desse "sonho". O primeiro, mais leve e menos potente, realizou seu primeiro voo em 2010 e foi capaz de viajar por 26 horas seguidas e atravessar Estados Unidos de costa a costa em cinco períodos.

Outra novidade é a aeronave ser completamente fechada, o que a permitirá voar sem problemas sob a chuva.

De dia o aparelho voará a 8.500 metros de altitude e de noite, para economizar energia, descerá até 1.500 metros. No total, para dar a volta ao mundo, a aeronave percorrerá 35 mil quilômetros a uma velocidade média que variará entre 50 e 100km/h.

Após Omã, as próximas viagens são para Índia e Mianmar, antes da maior etapa do trajeto, a que liga Nanquim, na China, com o Havaí, e que deve durar cinco dias. Depois, o avião cruzará os Estados Unidos, fará uma parada no sul da Europa ou Norte da África antes de chegar de novo a Abu Dhabi.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Avião movido a energia solar conclui primeira etapa de volta ao mundo

Enviando Comentário Fechar :/