SENAR/AP Cultivando o Conhecimento

Amapaenses participam da etapa estadual do Programa CNA Jovem no Estado do Pará

Amapaenses participam da etapa estadual do Programa CNA Jovem no Estado do Pará

Nessa etapa, que inclui três encontros presenciais, eles desenvolvem o seu papel de liderança, aprendendo a trabalhar em frente aos desafios, estipulando metas e trocando informações e conhecimentos com profissionais do setor agropecuário do Brasil.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Três amapaenses que integram o Programa CNA Jovem – Jovens Liderando o Agro, do Sistema FAEAP/SENAR-AR/AP, participaram no último final de semana, no município de Capitão Poço (PA), do segundo encontro da etapa estadual oferecido pelo Sistema FAEPA/SENAR-AR/PA.

Na ocasião, junto com os alunos do outro estado, eles visitaram a empresa Citropar – Cítricos do Pará, bem como, receberam orientações sobre plano de negócios e, assistiram a uma palestra sobre liderança, ministrada por Francisco Wesley Carlos da Silva. A programação contou ainda com apresentação de projetos empreendedores e uma série de exercícios.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criaram o programa CNA Jovem com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil.  O Programa busca despertar líderes para o Agro, com idades entre 18 a 30 anos, trazendo cinco focos de atuação: político, sindical, institucional, empresarial e educacional.

A preparação dos jovens iniciou em março de 2018, por meio de capacitação a distância (EaD), onde eles foram estimulados a elaborar um plano de ação voltado para um problema ou oportunidade das regiões que residem. Nessa etapa estadual, que inclui três encontros presenciais, eles desenvolvem o seu papel de liderança, aprendendo a trabalhar em frente aos desafios, estipulando metas e trocando informações e conhecimentos com profissionais do setor agropecuário do Brasil.

Com os ensinamentos e experiências vivenciadas, Leandro Nascimento da Costa, 26 anos, representante do município de Porto Grande (AP), diz que começou a ter uma nova percepção sobre o meio rural a partir do programa. “Mesmo tendo uma raiz de pais agricultores eu não tinha uma visão ampla do que era o agronegócio e do que é ser empreendedor. Após o primeiro encontro eu já consigo visualizar que eu posso fazer algo pela minha comunidade”, considerou.

Djane Lopes Rocha, 25 anos, representante do município de Ferreira Gomes (AP), conta que o programa tem ajudado a mudar a sua forma de pensar, agir e elaborar projetos. “Para o terceiro encontro eu imagino que será muito melhor, pois o conhecimento adquirido durante o processo é muito bom”, afirmou.

Representando a capital, Macapá, Enielson da Silva Almeida, 30 anos, ressaltou a importância do contado com os outros participantes. “Passamos a entender melhor sobre os desafios que o produtor rural enfrenta e os riscos que ele corre como, por exemplo, perder a produção e não ter mercado as vezes. Isso nos torna ainda mais defensores do agro”, enfatizou.

Para o instrutor do CNA Jovem no Amapá, Arleson Coelho, que integrou a primeira edição do programa no estado, em 2016, representando o município de Serra do Navio (AP) na etapa nacional, e que agora acompanha os novos líderes, essa é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. “Notei a mudança na postura deles, que antes eram mais retraídos e lá começaram a se expressar muito melhor. Esse é um processo de autoconhecimento, onde você supera os seus limites”, esclareceu o instrutor.

Ao término dos encontros, os estudantes entregarão o seu plano de ação construído para aplicação na realidade de sua região. Os três melhores trabalhos participarão da etapa nacional, em Brasília, no ano que vem.

Macapá, 24 de outubro de 2018

Daniel Alves

Assessor de Comunicação da FAEAP/SENAR-AP

www.senar-ap.org.br

E-mail: daniel.alves@senar-ap.org.br

Telefones: (96) 3242-1049 /1055/2595/2580

E-mail: senar-ap@senar-ap.org.br

Instagram: @sistemafaeapsenarap

facebook.com/faeapsenarap

Twitter: @AmapaSenar

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Amapaenses participam da etapa estadual do Programa CNA Jovem no Estado do Pará

Enviando Comentário Fechar :/