SENAR/AP Cultivando o Conhecimento

Amapá busca risco zero de aftosa em animais para erradicar vacinação da doença até 2020

Amapá busca risco zero de aftosa em animais para erradicar vacinação da doença até 2020

Ministério informou que estado passou para 'médio risco', último passo antes da mudança para livre da doença. Extinção da vacinação quer garantir qualidade da carne brasileira. (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A mudança do status do Amapá de alto para médio risco de contaminação pela febre aftosa, é um dos passos do Ministério da Agricultura para erradicar a doença no rebanho bovino e bubalino em todo o Brasil. O país quer eliminar a necessidade da aplicação da vacina contra a doença até 2020.

A retirada da vacina em todo o território nacional permitirá ao Brasil o reconhecimento internacional de país declarado livre da doença, o que garantirá a qualidade de exportação da carne brasileira para o exterior.

Atualmente, 23 estados brasileiros são declarados livres de aftosa com vacinação, estando Amapá e Amazonas na classificação de alto risco. Porém, o Amapá aguarda somente uma instrução normativa do ministério para mudar o status sanitário.

"O Amapá já passou as barreiras para chegar no médio risco, mas só falta a mudança ser oficialmente atualizada. Com isso, o estado assume uma série de compromissos para chegar em agosto (de 2017) livre da aftosa com vacinação, e em 2020 ficar livre sem vacinação", reforçou Suely Collares, superintendente regional do Ministério da Agricultura.

Apesar da vacinação ocorrer anualmente no Amapá, o último caso de aftosa foi registrado em 1999, informou a Agência Estadual de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), órgão responsável por executar e propor ações para manter a saúde e a qualidade do rebanho amapaense.

"Tem país que não aceita a carne do país que ainda tem vacinação. Porque pensa 'se há a vacinação é porque há algum risco', e eles não querem. A partir do momento que se anuncia livre da aftosa sem vacinação, aí poderemos estar livres da doença", falou Suely.

A retirada da vacina, de acordo com o Ministério da Agricultura, acontecerá de maneira gradual, iniciando por Acre e Rondônia já em 2019. O Amapá deixará de vacinar em 2020, mas necessita do status de livre para a contaminação pela doença.

Font: G1 Amapá

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Amapá busca risco zero de aftosa em animais para erradicar vacinação da doença até 2020

Enviando Comentário Fechar :/