SENAR/AP Cultivando o Conhecimento

FAEAP atenderá donos de imóveis rurais até o encerramento do prazo do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

FAEAP atenderá donos de imóveis rurais até o encerramento do prazo do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

O serviço é feito por meio do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), disponível no site: www.car.gov.br/#/

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

No dia 31 de dezembro de 2018 encerra o prazo para a inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR), declaração obrigatória aos donos de imóveis rurais no país. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (FAEAP), localizada na Avenida Diógenes Silva, 2045, bairro Buritizal, atenderá os proprietários até a data limite, nos dias úteis, no horário das 14h às 18 horas.

Para realizar a inscrição o possuidor da área rural deve estar munido do georreferenciamento do perímetro do imóvel, documentação do terreno e dados pessoais do proprietário. O serviço é feito por meio do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), disponível no site: www.car.gov.br/#/. No mês de maio o Governo Federal prorrogou o prazo, estabelecendo nova data até o fim desse ano.

A finalidade da declaração é atualizar as informações de cunho ambiental dessas áreas em relação às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Sem a declaração do CAR, o detentor do imóvel rural fica impossibilitado de obter créditos agrícolas com taxas de juros menores, contratar o seguro agrícola em condições melhores que do mercado, regularizar as Áreas de Proteção Permanente (APP) e/ou Reserva Legal e vegetação natural, entre outras sanções estabelecidas por lei.

Programa de Regularização Ambiental (PRA)

Com o cadastro das propriedades no CAR, o produtor que possuir pendências ambientais poderá aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), sendo possível a partir daí regularizar os passivos ambientais e/ou infrações cometidas antes de 22 de julho de 2008, relativas à supressão irregular de vegetação nessas áreas.

Enquanto estiver sendo cumprido o Termo de Compromisso pelos proprietários ou possuidores de imóveis rurais, fica suspensa a aplicação de sanções administrativas associadas aos fatos que deram causa à celebração do Termo de Compromisso.

Macapá, 11 de dezembro de 2018

Daniel Alves

Assessor de Comunicação da FAEAP/SENAR-AP

www.senar-ap.org.br

E-mail: daniel.alves@senar-ap.org.br

Telefones: (96) 3242-1049 /1055/2595/2580

E-mail: senar-ap@senar-ap.org.br

Instagram: @sistemafaeapsenarap

facebook.com/faeapsenarap

Twitter: @AmapaSenar

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados