SENAR/AP Cultivando o Conhecimento

Turma de fruticultura da ATeG em Porto Grande recebe complementação nas atividades de colheita e pós-colheita do abacaxi

Turma de fruticultura da ATeG em Porto Grande recebe complementação nas atividades de colheita e pós-colheita do abacaxi

O curso foi ministrado pelo mestre em agroecologia e supervisor de campo no Estado do Maranhão, Rozalino Júnior.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Durante quatro dias, os produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amapá (ATeG/Senar-AP) na Colônia Agrícola do Matapi e Perimetral Norte, município de Porto Grande, receberam treinamento em Abacaxicultura Básica, com ênfase em Colheita e Pós-Colheita, para complementação dos seus conhecimentos no cultivo do abacaxi. O curso foi ministrado pelo mestre em agroecologia e supervisor de campo no Estado do Maranhão, Rozalino Júnior.

Respeitando todas as medidas de proteção sanitária, o curso contou com a participação dos 25 produtores rurais que fazem parte do Programa. Divididos em duas turmas, os participantes receberam orientações acerca da colheita e pós-colheita dentro da cultura do abacaxi. Em 2019, os mesmos produtores passaram por uma primeira fase de formação, com conhecimentos sobre Abacaxicultura Básica. O técnico de campo, Fernando Luiz Dias, também participou da capacitação.

A ação está prevista dentro das atividades desenvolvidas pela ATeG, sendo uma etapa de capacitação complementar do produtor rural, fazendo parte das cinco fases da metodologia: elaboração de diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

De acordo com o coordenador regional da ATeG no Amapá, Valdinei Gomes, o treinamento reforçou os conhecimentos dos participantes, já que essa turma de fruticultura encerrará suas atividades em 2021, completando os dois anos de aplicação da metodologia do Senar. “Fizemos o convite ao instrutor maranhense, principalmente devido a sua experiência com o abacaxi, sendo produtor em seu Estado e também supervisor de campo. Foi muito proveitoso o curso e, desde o primeiro treinamento, observamos uma mudança na consciência dos produtores”, relatou o coordenador.

Na ATeG é aplicada a metodologia do SENAR, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP) e Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). Para o produtor rural, Antônio Sérgio, a parceria dessas entidades ajuda a valorizar e buscar mais conhecimentos sobre o cultivo do abacaxi no município. “Com esse acompanhamento estamos buscando aperfeiçoar a nossa produção e os nossos produtos”, garantiu o produtor rural.

Produtor na Colônia Agrícola do Matapi, Mário Pimental Neto destacou como a ajuda especializada contribui para o desenvolvimento da produção, o que anima os agricultores na possibilidade de melhorar sua rentabilidade. “O pequeno produtor tem carência de apoio técnico, e o Senar Amapá veio até a nossa região oportunizar todos esses conhecimentos, nos permitindo acreditar em outras expectativas daqui para a frente. Outra coisa muito importante é esse canal de comunicação que fica aberto com os especialistas, o que nos ajuda a sanar os problemas que aparecem nosso dia-a-dia”, explicou o produtor.

 

Macapá, 03 de novembro de 2020

Daniel Alves

Assessor de Comunicação da FAEAP/SENAR-AP/Sindicatos Rurais

www.senar-ap.org.br

E-mail: daniel.alves@senar-ap.org.br

E-mail: senar-ap@senar-ap.org.br

Telefones: (96) 3242-1055/2595/2580

Instagram: @sistemafaeapsenarap

facebook.com/faeapsenarap

Twitter: @AmapaSenar

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Turma de fruticultura da ATeG em Porto Grande recebe complementação nas atividades de colheita e pós-colheita do abacaxi

Enviando Comentário Fechar :/