
A programação ocorreu no Campus Território dos Lagos, município de Amapá.
O SENAR Amapá atua em cooperação com instituições públicas e privadas, com o propósito de atender trabalhadores e produtores em todas as regiões rurais. Assim, em parceria com a Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e o curso de Engenharia Agronômica, o SENAR participou do 1º Seminário e Feira da Agrosociobiodiversidade, realizado no Campus Território dos Lagos, no município de Amapá.
Na programação o SENAR/AP integrou a mesa de honra da solenidade junto a outras entidades participantes, além de oferecer dois cursos voltados ao artesanato de sementes, cascas, folhas, flores e fibras e a produção de derivados do leite, com o intuito de qualificar os participantes em atividades que podem oferecer novos conhecimentos e oportunidades de sustento no meio rural.
De acordo com a instrutora de artesanato do Senar, Márcia Leite, o aproveitamento dos alunos foi positivo, o que garantiu o aprendizado de novas habilidades. “No final do curso podemos observar como o aprendizado trouxe efeitos práticos. Eles já podem comercializar os seus produtos e isso é muito significativo para os participantes, que se sentem motivados a continuar a exercer essa atividade, como nova oportunidade de empreender no seu município”, confirmou a instrutora.
O evento contou com diversos parceiros que, durante a programação, levaram palestras, oficinas e exposições de produtos de agricultores e pecuaristas locais, mostrando os potenciais da Região dos Lagos, que engloba os municípios de Amapá, Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho. Com o trabalho realizado pela atividade prática dos cursos do Senar, foi possível ainda durante o evento apresentar os resultados alcançados pelos alunos dentro da feira de exposições organizado pela UEAP, demonstrando os produtos e as cadeias produtivas que mais se destacam na região.
Osmilton Nunes, instrutor de derivados do leite do Senar, enfatizou a importância da formação que busca atender a cadeia produtiva de maior destaque na região. “O município de Amapá é muito conhecido dentro e fora do Estado pela sua produção de leite e de queijo, assim o objetivo do curso foi buscar melhorar a qualidade do produto desde a ordenha até a industrialização”, garantiu o instrutor.
Durante o ano, essas capacitações de curta duração são ofertadas pelos SENAR/AP em todos os municípios do Estado com o apoio da FAEAP e dos Sindicatos Rurais, contribuindo com a profissionalização, a integração social, a melhoria da qualidade de vida e a garantia do pleno exercício de cidadania dos homens e mulheres que vivem e trabalham no campo.
Representando o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais, Iraçu Colares, o gerente técnico do Senar/AP, Valdinei Gomes, agradeceu o convite da Universidade para participar do evento, de total importância para a região dos lagos.
“O Senar tem a missão de levar formação aos agricultores e produtores rurais de todas as regiões do Amapá, profissionalizando essas pessoas em práticas que servirão para a sua atividade no campo. A gente agradece essa parceria com a UEAP, principalmente com o curso de Engenharia Agronômica, que já possibilitou a realização de diversas atividades em prol dessa comunidade”, realçou o gerente técnico.
Macapá, 07 de fevereiro de 2024
Daniel Alves
Assessor de Comunicação da FAEAP/SENAR-AP/Sindicatos Rurais
www.senar-ap.org.br
E-mail: daniel.alves@senar-ap.org.br
E-mail: senar-ap@senar-ap.org.br
Telefones: (96) 3242-1055/2595/2580
Instagram: @sistemafaeapsenarap
facebook.com/faeapsenarap
Veja Também:
Artigos Relacionados




Olá, deixe seu comentário para SENAR/AP leva capacitações para evento organizado pela Universidade Estadual do Amapá (UEAP)