
Bactolac foi selecionada para criar soluções tecnológicas para a indústria pesqueira.
A Bactolac, startup do portfólio do HUB CNA e que está em fase de investimento, venceu o “Desafio do Pescado 2025”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
A cerimônia de premiação foi realizada na última quinta (27) e reuniu startups de todo o Brasil para apresentar soluções inovadoras para a aquicultura com foco em Inteligência Artificial (IA).
A Bactolac apresentou uma solução que integra IA, software, hardware e visão computacional para realizar o monitoramento remoto de processos, controle de qualidade da água e biometria por análise computacional para a cadeia da aquicultura.
A startup também efetua a execução de biometrias por meio de um algoritmo próprio de estimativa de comprimento e cálculo de peso total, obtidos por meio da análise de imagem.
“Vencer esse desafio é uma oportunidade de aproximação com a indústria de piscicultura e de oferta da nossa solução para a indústria demandante dos desafios, alcançando cada vez mais mercados”, afirmou o CEO, Antonio Carlos Souza, que também é técnico de campo da Piscicultura da ATeG Senar Amapá.
De acordo com a coordenadora do HUB CNA, Danielle Leonel, a Bactolac está em fase de investimento e a conquista da startup reafirma o potencial transformador das tecnologias do portfólio, demonstrando como a empresa está redefinindo os padrões de produtividade e sustentabilidade na aquicultura brasileira.
“O HUB CNA se orgulha de apoiar inovações que conectam ciência de dados e inteligência artificial às necessidades reais do produtor, democratizando o acesso à tecnologia de ponta e fortalecendo a competitividade do setor aquícola”, disse.
Desafio – A Fiesp selecionou 15 startups para apresentar seus modelos de negócio e propostas de solução para desafios do setor, com foco em tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e outras inovações aplicadas à aquicultura.
CEO, pesquisador e técnico de campo
Antonio Carlos é Doutor em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Maranhão. Pesquisador do IEPA, pertencente ao Núcleo de Ciência e Tecnologia de Alimentos, coordenando o Laboratório de Microbiologia. É sócio proprietário e diretor de pesquisa e desenvolvimento da BactoLac. No Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR Amapá, atua com um grupo de 30 produtores rurais nos municípios de Tartarugalzinho, Santana (comunidade de Anauerapucu) e Macapá.
Bactolac
A empresa de tecnologia atua desde 2020, com o propósito de desenvolver ferramentas e produtos para melhorar a performance de crescimento de peixes. Além do trabalho desenvolvido em laboratório, a Bactolac também atua no serviço de consultoria direcionada tanto para quem deseja instalar uma psicultura, quanto para quem já é piscicultor e está enfrentando dificuldades em alguma etapa da criação de peixes.
Desta forma, tem a missão de promover o crescimento sustentável da aquicultura globalmente por meio de soluções inovadoras que melhoram a saúde dos organismos aquáticos, aumentam a produtividade das pisciculturas e preservam os ecossistemas aquáticos.
Assessorias de Comunicação CNA/FAEAP