
Preço do trigo está em queda no mercado nacional (Foto: Nupur Das Gupta/CCommons)
As condições climáticas estão favorecendo as lavouras de trigo no Rio Grande do Sul, das quais 12% estão na fase de desenvolvimento vegetativo, em floração 35%, enchimento de grãos 51% e em maturação 2%. Os dados são do informativo conjuntural divulgado nesta sexta-feira pela Emater/RS-Ascar, órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho.
Segundo a Emater/RS, as lavouras apresentam "potencial produtivo excelente, com espigas longas e grande número de espiguetas, e com densidade de plantas dentro do ideal". Em relação à sanidade, os técnicos relatam que há baixa pressão e incidência de doenças e pragas, embora constatados pequenos focos de oídio. "Houve incidência de pulgões que não evoluíram em população em relação à semana anterior", dizem eles.
Os técnicos também constaram o aparecimento de manchas amareladas nas folhas baixeiras, "mas a folha bandeira com excelente sanidade". Segundo eles, entre produtores que já realizaram duas das três aplicações de fungicida planejadas, a real necessidade da terceira aplicação está sendo reavaliada. O tratamento visa especialmente o controle de ferrugem e giberela.
Em relação à comercialização, o levantamento da Emater constatou a queda de 5,4% no preço do trigo no mercado gaúcho, para R$ 36,29/saca. Em boletim divulgado nesta semana, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) comentaram que a expectativa de boa produção brasileira de trigo e a ampla oferta mundial do cereal têm deixado compradores recuados nas negociações de grandes volumes, reforçando as quedas nos valores.
Veja Também:
Artigos Relacionados




Olá, deixe seu comentário para Lavouras de trigo entram na fase de maturação no RS