SENAR/AP Cultivando o Conhecimento

SENAR/AP e Banco do Brasil realizam “Circuito de Treinamento Agro” para produtores de comunidades rurais do Amapá

SENAR/AP e Banco do Brasil realizam “Circuito de Treinamento Agro” para produtores de comunidades rurais do Amapá

O primeiro evento ocorrerá nesta sexta-feira (08 de julho), na comunidade rural do Mel da Pedreira, município de Macapá.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amapá (Senar/AP), em cooperação com o Banco do Brasil, realizará no Estado uma rodada de palestras sobre gerenciamento de receitas e acesso ao crédito rural a produtores rurais de cinco comunidades. O primeiro evento ocorrerá nesta sexta-feira (08 de julho), na comunidade rural do Mel da Pedreira, município de Macapá.

O objetivo dessa parceria é levar informações técnicas, gerenciais e de crédito rural aos produtores rurais para melhorar a gestão da atividade e, com isso, aumentar os resultados econômicos. O tema atenderá as cadeias produtivas do Amapá: meliponicultura, horticultura, piscicultura, açaí e mandiocultura.

Ao todo, serão realizados 05 eventos em comunidades rurais dos municípios de Macapá, Itaubal e Mazagão. Cada edição do circuito conta com duração de oito horas, com turmas de até 40 participantes. O conteúdo programático está distribuído nos módulos técnico, gerencial e crédito rural.

O módulo técnico compreende as principais cadeias produtivas da região onde será realizado o evento. Na área gerencial serão abordadas as questões de gerenciamento da atividade rural, com foco em receitas, componentes do custo (custo operacional efetivo, custo operacional total e custo total), entendendo o fluxo de caixa, diferenças entre os custos de produção e o fluxo de caixa. Também entrará na pauta a ATeG prestada pelo SENAR no Amapá.

O Módulo Crédito Rural abordará o que o produtor rural precisa para acessar o crédito rural e quais as principais linhas de crédito disponíveis. O instrutor dessa modalidade será o agente técnico enviado pelo Banco do Brasil, Leobino Almeida dos Santos.

Cronograma Treinamentos

Macapá/Cadeia da meliponicultura – Comunidade do Mel da Pedreira (08/07); Itaubal/Cadeia da horticultura – Comunidade do Inajá (16/07); Macapá/Cadeia da piscicultura – Distrito do Coração (23/07); Mazagão/Cadeia do açaí – Mazagão Velho (06/08); Macapá/Cadeia da mandiocultura – Distrito do Maruanum (13/08).

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp